"A madrugada é a hora que você pensa em todas as coisas que não pensou o dia inteiro."
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia. Esse jeito de ouvir além dos olhos, de ver além dos ouvidos, de sentir a textura do sentimento alheio tão clara no próprio coração e tantas vezes até doer ou sorrir junto com toda sinceridade. Essa sensação, de vez em quando, de ser estrangeiro e não saber falar o idioma local, de ser meio ET, uma espécie de sobrevivente de uma civilização extinta. Essa intensidade toda em tempo de ternura minguada. Esse amor tão vívido em terra em que a maioria parece se assustar mais com o afeto do que com a indelicadeza. Esse cuidado espontâneo com os outros. Essa vontade tão pura de que ninguém sofra por nada. Esse melindre de ferir por saber, com nitidez, como dói se sentir ferido.
Ana Jacomo
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
domingo, 25 de fevereiro de 2018
sábado, 24 de fevereiro de 2018
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Quando estou só reconheço
Se por momentos me esqueço
Que existo entre outros que são
Como eu sós, salvo que estão
Alheados desde o começo.
E se sinto quanto estou
Verdadeiramente só,
Sinto-me livre mas triste.
Vou livre para onde vou,
Mas onde vou nada existe.
Creio contudo que a vida
Devidamente entendida
É toda assim, toda assim.
Por isso passo por mim
Como por coisa esquecida.
Fernando Pessoa
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
De quem é esta saudade
que meus silêncios invade,
que de tão longe me vem?
De quem é esta saudade,
de quem?
Aquelas mãos só carícias,
Aqueles olhos de apelo,
aqueles lábios-desejo...
E estes dedos engelhados,
e este olhar de vã procura,
e esta boca sem um beijo...
De quem é esta saudade
que sinto quando me vejo?
[Gilka Machado, Velha Poesia]
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.
Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho.
Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe passará a existir.
Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique.
Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-se ao próprio último ou primeiro pulsar.
[Clarice Lispector In: A Hora da Estrela]
É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!
Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.
Fernando Pessoa
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Às vezes sofremos desilusões por conta das mentiras que as pessoas contam. É preciso ter preparo para isto. As pessoas mentem, e isto é um fato.
Mas é preciso, também, saber separar o joio do trigo. Há pessoas que mentem, deliberadamente, por que querem o teu mal. E há aquelas que mentem por que gostariam de te ver melhor, ou de serem melhores pra você.
Algumas pessoas podem achar que a realidade pode ser apresentada melhor se fantasiada um pouco, e aí a mentira é quase inocente, mais assemelha-se a um desejo ou a um sonho, e não se deve subjugar o valor destas pessoas por isso.
Em alguns casos, podemos dizer que a mentira é como uma casca, que uma vez descoberta, deve apenas ser jogada fora. Nas pessoas, assim como entenderia um bom boticário, o que vale não é o frasco, mas a essência.
Augusto Branco
E uma desilusão. Mas desilusão de quê? se, sem ao menos sentir, eu mal devia estar tolerando minha organização apenas construída? Talvez desilusão seja o medo de não pertencer mais a um sistema. No entanto se deveria dizer assim: ele está muito feliz porque finalmente foi desiludido. O que eu era antes não me era bom. Mas era desse não-bom que eu havia organizado o melhor: a esperança. De meu próprio mal eu havia criado um bem futuro. O medo agora é que meu novo modo não faça sentido? Mas por que não me deixo guiar pelo que for acontecendo? Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade.
Clarice Lispector
"De que vale no mundo ser-se inteligente, ser-se artista, ser-se alguém, quando a felicidade é tão simples! Ela existe mais nos seres claros, simples, compreensíveis e por isso a tua noiva de dantes, vale talvez bem mais que a tua noiva de agora, apesar dos versos e de tudo o mais. Ela não seria exigente, eu sou-o muitíssimo. Preciso de toda a vida, de toda a alma, de todos os pensamentos do homem que me tiver. Preciso que ele viva mais da minha vida que da vida dele. Preciso que ele me compreenda, que me adivinhe. A não ser assim, sou criatura para esquecer com a maior das friezas, das crueldades. Eu tenho já feito sofrer tanto! Tenho sido tão má! Tenho feito mal sem me importar porque quando não gosto, sou como as estátuas que são de mármore e não sentem."
Florbela Espanca
domingo, 18 de fevereiro de 2018
Chega uma hora na sua vida em que você percebe que se continuar parado, vai se arrepender mais pra frente. Você percebe que se estiver caindo e não conseguir se levantar, a vida vai passar depressa. As circunstâncias da vida nem sempre são como você deseja, aquele padrão que você desejou não saiu bem como nos seus planos. Além de qualquer compreensão, você pode às vezes ser levado em direções diferentes que nunca imaginou ou sonhou. No entanto, se você não se esforçar em escolher um caminho, ou tentar realizar um sonho, então talvez nada mais faça sentido. Se você se perder em seus próprios pensamentos, a direção da sua vida será levada. Aceite o fato de que há um novo caminho. Mande embora os tantos "porques" que te corroem e se liberte de toda confusão. Qualquer coisa que tenha acontecido, é passado agora e ele é só uma breve reflexão. O futuro é o que deve ser realizado. O hoje é aqui. Siga sua trajetória com um passo de cada vez. Seja corajoso, tenha fé e determinação. Mantenha a cabeça erguida e vá atrás de seus sonhos, até as estrelas se preciso. Logo seus passos estarão mais firmes e seus pés estarão na direção certa, acredite. Um caminho que você nunca imaginou vai se tornar a direção mais confortável que você jamais poderia ter esperado. Acredite em si mesmo e encontre sua nova jornada. Você vai encontrá-la. Magnífica, espetacular, e será sua mais extravagante fantasia.
(desconheco o autor)
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Como dizer amo-te em 31 línguas diferentes:
Albanês: Te dua
Alemão: Ich liebe dich
Arménio: Yes kez sirumem
Búlgaro: Obicham te
Catalão: T’estimo
Checo: Miluji te
Chinês: (Mandarim) Wo ai ni
Croata: Volim te
Dinamarquês: Jeg Elsker Dig
Espanhol: Te quiero / Te amo
Esperanto: Mi amas vin
Filipino: Mahal kita
Francês: Je t’aime
Gaélico: Ta gra agam ort
Grego: S’agapo
Havaiano: Aloha Au Ia`oe
Híndi: Hum Tumhe Pyar Karte hae
Holandês: Ik hou van jou
Húngaro: Szeretlek
Indonésio: Saya cinta padamu
Inglês: I love you
Irlandês: Taim i’ ngra leat
Islandês: Eg elska tig
Italiano: Ti amo
Libanês: Bahibak
Maltês: Inhobbok
Marroquino: Ana moajaba bik
Persa: Doo-set daaram
Russo: Ya tebya liubliu
Sueco: Jag alskar dig
Taitiano: Ua Here Vau Ia Oe
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
domingo, 11 de fevereiro de 2018
sábado, 10 de fevereiro de 2018
Desejo que o seu melhor sorriso, esse aí tão lindo, aconteça incontáveis vezes pelo caminho. Que cada um deles crie mais espaço em você. Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói. Que cada um deles cante uma luz que, mesmo que ninguém perceba, amacie um bocadinho as durezas do mundo.
Ana Jácomo
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
Carlos Drummond de Andrade
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.
William Shakespeare
“Tristeza é quando chove
quando está calor demais
quando o corpo dói
e os olhos pesam
tristeza é quando se dorme pouco
quando a voz sai fraca
quando as palavras cessam
e o corpo desobedece
tristeza é quando não se acha graça
quando não se sente fome
quando qualquer bobagem
nos faz chorar
tristeza é quando parece
que não vai acabar”
Martha Medeiros
Sozinho, meu pensamento focaliza em alguém. Deixo-o livre, e de repente meu coração aperta. Mas não estou triste, pelo contrário, deixo escapar um sorriso. Comer não me parece tão importante, agora me sinto alimentado por outra coisa. Acordo sempre com os mesmos pensamentos, e os mesmos me impulsionam a ter um grande dia. Quando te vejo sinto coisas estranhas, mas boas. Quando falo com você minha cabeça pensa direito, mas minhas palavras saem embaralhadas, e minhas mãos ficam suando. Meu pensamento focaliza alguém, esse alguém é você. É, estou amando.
Bob Marley
domingo, 4 de fevereiro de 2018
“Me encantei. A culpa é minha. Minha e das minhas expectativas.
Minha e das minhas lamentáveis escolhas. Minha e do meu coração lerdo. Minha e da minha imaginação pra lá de maluca.
Então, com licença, deixe eu e minha culpa em paz. Eu e meu delicioso perdão por mim mesma. Eu só te peço uma coisa. Para de culpar a vida. Pare de ter pena de você.
Se assuma. Se aceite. Se culpe. Se estrepe. Se mate. Mas se perdoe.
Pelo amor de Deus, se perdoe. Somos todos culpados, se quisermos.
Somos todos felizes, se deixarmos.”
Fernanda Mello
É a maturidade, aliada à nossa capacidade de aprender com os tombos da vida que, antes de mais nada, nos faz ter clareza de quem queremos perto de nós.
Depois dos 40 já sabemos (ou deveríamos saber!) que não basta ocalor da paixão para que um relacionamento saudável aconteça.
Claro que é uma delícia sentir o coração bater mais forte, mas com o passar dos anos aprendemos, a duras penas, a valorizar outros atributos menos exuberantes.
Aprendemos a apreciar a generosidade, a compatibilidade de valores, a aproximação sem pressa, a gentileza, a ternura, a coerência entre palavras e atitudes e tantos outros aspectos que só podem ser percebidos na calma de nossa estrada de vida já bem explorada.
Os pés cansados nos ajudam a prestar mais atenção.
(Patricia Gebrim)
"Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama. É abraçar, se entregar, sonhar,
recomeçar tudo de novo. É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios"
-Augusto Cury
Subscrever:
Mensagens (Atom)